sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O que há de novo no ano novo?


Minha amiga sonhou comigo outra noite e disse que, em seu sonho, ela conheceu a ONG para a qual eu presto serviços como tradutor como se fosse uma senhora. A Tia! Tia não é o nome da ONG. Mas é como ela se chamava no sonho! E era uma pessoa. A Tia era uma senhora simpática de cerca de 60 anos. Eu pensei: “Puxa, eu trabalhei o ano inteiro pra Tia e nem a conheço. E você a encontrou no meu – ooops! – no seu sonho!”. Os sonhos não são fantásticos!? Eles transformam organizações em pessoas, com corpo, rosto, idade e personalidade. Mas isso não é privilégio dos sonhos. Fazemos isso (sonhando-)acordados!

Um exemplo disso é o ano novo. Conhece?! Sempre simpático, bonito, cheio de boas intenções. Por ele colocamos nossa melhor roupa, ou fazemos uma festa para comemorar sua chegada. Alguns viajam por horas e horas para estar com ele. Reunimos amigos, fazemos ceia, festa, celebrações, orações, mandamos e-mails, torpedos, fazemos telefonemas. E dessa forma desejamos aos nossos queridos que eles se dêem bem com esse sujeito bonachão mas meio desconhecido: O Ano Novo.

Como no sonho da minha amiga, a virada da folhinha (ou melhor, a folhinha nova – e eu já pendurei a minha todo contente!) se transforma numa entidade, num ser - e com tudo que um ser tem: personalidade, caráter, autonomia. Temos expectativas em relação a ele: que ele seja um Bom Ano, que ele não nos decepcione, que nos ajude a melhorar: “Ah, eu prometo que este ano eu vou melhorar no.......................... (e você pode preencher o espaço pontilhado com seu alvo de mudança acreditando que, pelo ano ser novo, sua disposição também é nova e que tudo vai dar certo!).

Mas será verdade mesmo? O que há de novo no Ano Novo? Nada! Porque ele não existe! Não há uma força cósmica que zere o nosso contador, apague os nossos erros, mude a cor do nosso saldo bancário, crie uma nova pessoa que se encaixe como uma luva no ano novo. Mas, o que pode haver de novo no ano “novo” se tudo é basicamente igual? Atitude! Aliás, a sua atitude. Não existe tal pessoa chamada Ano Novo, como não existe a tal Tia, que a minha amiga encontrou no sonho. O que existe é o desejo de concretizar sonhos, de realizar coisas, de fazer, de construir, de tornar realidade. E só uma pessoa pode fazer isso: você!

Ao final deste ano, cerca de 3 horas e 15 minutos antes da “virada”, eu olhei pra trás e numa conversa gostosa com o Criador do tempo eu agradeci. Agradeci por todos os 365 dias que eu estava deixando para trás. Agradeci pelas pessoas que passaram pela minha vida, pelas que se aproximaram, pelas que permaneceram, pelo sustento, pelas alegrias e pelas tristezas e pelo resultado de ambas em mim. Agradeci pelo saldo (não o bancário, mas o pessoal): positivo! O ano foi bom?! Não! Nem foi mal. Porque o ano não existe como ser. Quem existe sou eu. E Deus também existe. E na sucessão de dias, embalados para presente numa caixa de 365 unidades que se esgotaram ontem, vi e agradeci pela bondade dele em cada dia, tanto nos bons, quanto nos ruins. E disse: “To aqui! Continuo contando contigo para o próximo ano! Vamos estar ainda mais juntos! Não vejo a hora de começar!” E assim, adiantado em três horas para os fogos da Paulista, comecei meu ano novo pensando: "atitudes novas"!

Mal saí de lá, já percebi que as atitudes novas não surgem no céu como os fogos de artifício. Não! Aliás, nem os fogos surgem por vontade própria. Demandam esforço... De quem os faz, de quem os compra, de quem se arrisca em soltá-los presenteando a inúmeros desconhecidos com uma beleza inigualável que parece eterna ao longo dos súbitos 2 segundos de magia!

Passei na casa de uma amiga e juntos fomos fotografar os fogos da Paulista. Mas bem longe de lá. Há anos eu queria fotografá-los. Ano passado o fiz, na praia. Este ano fiquei em Sampa. Então, a oportunidade de fotografar os fogos chegou. Recebi até uma encomenda: “Olha, quero ver as fotos e depois fazer um quadro para colocar na parede da minha casa”, disse esperançoso um amigo ao telefone. Lá fomos nós buscar o lugar elevado e amplo de onde, com minha velha máquina mecânica eu havia fotografado o skyline da cidade muitos anos atrás. Mas o lugar não havia mais. Estava fechado. Após andar muito pelo bairro do Jardim São Bento, na zona norte da cidade, achamos um bom ponto de observação. Lá já estavam quatro pessoas a postos para observar o espetáculo. Armei meu tripé com ares de profissional mas... bem, das 56 fotos tiradas apenas uma ficou mais ou menos... Esta que está aí pra você conferir! Mas isso não importa, o que importa foi abraçar desconhecidos desejando um feliz ano novo, foi observar o comportamento solidário e afetuoso do nosso povo, foi partilhar a companhia, foi fazer algo que eu desejava, foi enfrentar a possibilidade (concretizada) de garoa e mau tempo para fotografar, foi fazer diferente, foi a atitude! Atitude que custou estar lá e não em outro lugar, de estar com algumas pessoas e não com outras. Atitude em buscar o lugar encontrado quase que por acaso, quando já estávamos ao ponto de desistir. Atitude em não me importar com as fotos frustradas. Atitude em celebrar a vida com a qual Deus nos presenteia generosamente.

Hoje pela manhã, li um texto que me foi dado por uma vizinha, como mensagem de ano novo. E no texto, dizia o poeta... “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo (...). É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”. É isso! O que há de novo no ano novo? Somente aquilo que você tornar, ou deixar que se torne novo.

O ser humano anseia pelo novo. Anseia por um novo que lhe seja dado, que lhe seja externo, que lhe venha pronto. Difícil é produzir o novo. Renovar. Inovar. Fazer de novo, e de novo, e de novo... até que o novo verdadeiramente surja.

Meu olhar para o ano novo é de expectativa. Não no ano, mas no novo! No novo que eu posso fazer se deixar que Deus “re-nove” meu olhar sobre a vida e suas circunstâncias. Por isso, quero o novo. Não apenas o novo que, de maneira simbólica ou mesmo infantilizada esperamos que o ano traga, mas o novo que de maneira concreta eu posso viver. Em sua sabedoria, Jesus disse a um líder religioso: “quem não nascer de novo, não verá o Reino”. É preciso que nasçamos de novo e para o novo. Abertos ao novo. Dispostos ao novo. Pois Deus faz novas todas as coisas, mas há algumas que é você quem tem de fazer.

Não desejo a você um feliz ano novo. Pois, tal como a Tia do sonho da minha amiga, esse tal de Ano Novo só existe no mundo dos sonhos. O que eu desejo é que você faça coisas novas, tenha novas atitudes, nova postura, um novo olhar, nova disposição, perserverança renovada, um olhar novo, uma mente que se renova e, assim, faça, você mesmo, de cada dia de 2010, em parceria com o Senhor do Tempo e da Vida, o NOVO acontecendo o ano inteiro!

Viva o novo para um 2010 feliz!

11 comentários:

  1. Fala Wander! Como recebi em um SMS: Adeus 2009! e à Deus 2010!! Happy new year, buddy !!
    Luis Claudio

    ResponderExcluir
  2. Gostei do que li. Feliz ano novo também.

    ResponderExcluir
  3. Ola W
    gostei do blog...kd as fotos....
    continue escrevendo que vc tem talento garoto....
    abs
    W&J

    ResponderExcluir
  4. "textos tranversais como esse, idéias diagonais como essas é que precisamos em 2009. Que elas nos salvem dos sedimentos que se depositam sobre os músculos, neurônios e nos adormece para o que é novo"
    Seguirei.
    abraços e parabéns.
    Paulo Atzingen

    ResponderExcluir
  5. Corrigindo: "textos tranversais como esse, idéias diagonais como essas é o que precisamos em 2010. Que elas nos salvem dos sedimentos que se depositam sobre os músculos, neurônios e nos adormece para o que é novo"
    Seguirei.
    abraços e parabéns.
    Paulo Atzingen

    ResponderExcluir
  6. Amei o blog!!! Se vc continuar será o primeiro que irei acompanhar!!! Gostoso de ler!!! Vc escreve muito bem, aliás, vc traduz bem seus (nossos) pensamentos e sentimentos...sou sua fã!

    Bjos

    Clau

    ResponderExcluir
  7. Que Deus continue te iluminando e capacitando para escrever assim. Obrigado por participar também em nossas vidas e ministérios. Tenha um ano de 2010 abençoado!!! Abraços
    José Marcos e Valéria Braga

    ResponderExcluir
  8. Wander
    Parabéns pelo blog, está excelente o teu texto e sua idéias bem claras.
    Que venha o 2010 cheio das esperanças que estão dentro de nós, que nossos desejos e sonhos se realizam diante da vontade de Deus.
    Feliz Ano Novo amigo!!!
    Vimo

    ResponderExcluir
  9. Hei Wan

    Que beleza, a foto tá massa e a história bacana. Obrigada por ter me chamado dia 31.12.09

    Bjosssssss

    Martha

    ResponderExcluir
  10. Hi friend...

    Muito legal seu blog, gostei muito de todos seus textos, mas esse em especial falou bastante comigo... espero q vc esteja bem e feliz!! bjao, feliz "recomeco" de ano, cheio de novas atitudes e de novas alegrias na sua vida...

    Dani Reinaldet

    ResponderExcluir
  11. cidinha fonseca santiago23 de junho de 2010 às 23:43

    adorei meu irmão querido!!!! nós te amamos
    bjs

    ResponderExcluir