segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Lula, Bonner e Padre Marcelo


O que é que três personalidades tão distintas têm em comum: o nosso presidente da República, o apresentador do telejornal mais conhecido do país, e um padre-pop-cantor?

OK, você tem três chances para chutar uma resposta:

a) Os três são brasileiros (hmmmm, fraquinha essa! – vamos tentar outra...);
b) Os três são corintianos (sem comentários... – pula essa. Próxima!);
c) Os três são as pessoas mais confiáveis do Brasil segundo pesquisa do DataFolha (“Quê?! Tá me gozando?!”, talvez você diga... E eu respondo: “To não!”. É isso mesmo!).

Claro que os pouco mais de 11.000 brasileiros que foram entrevistados de 14 a 18 de dezembro do ano findo não refletem uma opinião conjunta do país, mas revelam algumas coisas. Entre elas, arrisco algumas, fruto da minha (pouco)fértil imaginação noturna...

Confiamos nos simpáticos! O Lula é simpático (ah... vamos lá, independentemente de você gostar dele ou não, concordar com seu governo ou não, você não pode negar, companheiro... Afinal, “Ele é o cara!”, disse o Obama!), o Bonner também (especialmente quando está tudo bem com a Fátima e a última notícia do JN é boa, assim o “Boa Noite” não sai com voz de missa de sétimo dia), e por falar em missa... igualmente, o Pe. Marcelo (seja você católico carismático, da libertação, do terço bizantino, evangélico, espírita, ou seguidor de seus próprios passos, você tem de admitir, ele está sempre sorrindo). Mas entre todos eles eu ficaria com a Ivete Sangalo (que além de simpática, é linda e canta pra caramba!) que não está entre os três mais confiáveis, mas chegou perto: ficou em 5° lugar, logo depois do Roberto Carlos que, diga-se de passagem, deve cantar melhor que Lula e o Bonner e... o Pe. Marcelo! Mas, enfim, parece que simpatia e confiança caminham juntas. E esses três campeões de confiança falam coisas que as pessoas gostam de ouvir: sejam as metáforas otimistas do Lula chamando tsunami de marolinha, as boas notícias do Bonner ou as preces do Padre Marcelo, todos comunicam coisas importantes para o nosso bem-estar.

Passemos a outro item, e este mais sério! Parece que o povo brasileiro está embasando sua confiança em três setores da vida: política, notícia e religião. Bom, dizem que religião e política não se discute. Ah, e futebol também não. Bom, sobre futebol eu não discuto mesmo. E quem me conhece sabe bem por quê! Mas política e religião dão boas (ou más) notícias! E são tema de discussão do Bonner. Portanto, o Lula e o Padre Marcelo têm de tomar cuidado com o que vão dizer daqui pra frente porque se o Bonner ficar sabendo, conta tudo no JN, bem antes de dizer “boa noite”!

O mais interessante é que tanto a política, quanto a informação e a religião são instrumentos poderosos de manipulação de massas. Um palanque inflamado por um político mal intencionado, uma notícia dada de maneira tendenciosa ou uma manipulação religiosa bem feita pode levar um monte de gente à ruína. E leva mesmo. Não estou questionando a idoneidade de nenhum dos três (nem da Ivete... muito menos!); longe disso. Mas como é sério pensar que é justamente nos âmbitos político, informativo e religioso que o povo mais espera encontrar verdade. Então, que Deus nos livre da má política e dos maus políticos. E nos ajude a ser críticos, a pensar, a guardar o que é dito e feito na memória e lembrar disso diante da urna logo mais. Que Deus nos livre das informações distorcidas, do poder manipulador da mídia, de sermos telespectadores acríticos diante de tudo o que a TV quer nos convencer de que é verdade. Aliás, não existe notícia neutra, nem nesta, nem naquela emissora. Toda notícia é narrada a partir da perspectiva e valores de quem a divulga, via de regra, não sem alguma intenção. E que Deus nos livre de todo tipo de manipulação religiosa, seja esta católica, evangélica, espírita ou de qualquer sorte. Quanta loucura, tormento e insensatez é gerada nas aglomerações dos recintos religiosos (pequenos ou imensos, tanto faz) quando o que se prega não é fruto da verdade e sinceridade no íntimo, mas do desejo sórdido de manipular em benefício próprio, seja para engordar a conta bancária ou o ego.

Lula, Bonner e Padre Marcelo não são apenas pessoas que ocuparam os três primeiros lugares (nessa ordem) na pesquisa. São muito mais. Eles representam entidades, organismos, grupos, conglomerados muito maiores que o espaço que ocupam como pessoas públicas. São mais do que eles mesmos. São mais até do que o papel que representam. Eles são o topo visível de instituições que influenciam diretamente a vida do nosso povo. Portanto, não é apenas neles que temos de prestar atenção, mas em tudo o que eles representam.

Confiar é uma necessidade primária para vivermos de maneira tranqüila (já estava com saudades do falecido “trema”... que bom vê-lo por aqui!) e sadia. Mas a confiança não pode prescindir da crítica, nem se esquecer da memória! Aliás, deve ser por isso que as cinco pessoas menos confiáveis da pesquisa, ocupando o 23° ao 27° lugares, foram FHC, Itamar Franco, José Sarney, Edir Macedo e, por último, Fernando Collor: quatro ex-presidentes e um religioso... só faltou um jornalista... mas aí, quem é que iria dar a notícia?!

“Boa Noite!”

5 comentários:

  1. Gostei demais
    Continue escrevendo...
    beijo
    Tchu

    ResponderExcluir
  2. Legal a reflexão, cara. Gostei quando voce faz um comentário sobre a preferencia popular e diz que "confiamos nos simpáticos...". Acho que é isso mesmo, o critério popular de escolha de seus pares em nosso país, me parece, sempre passam pelo crivo da simpatia - caracteristica do nosso povo! Acho que é isso... Abracao meu amigo - continue escrevendo. Ronaldo

    ResponderExcluir
  3. Wanderley,

    Parabéns pela criação do Blog. Ao ler, tenho a sensação de estar ouvindo vc ao meu lado, com sotaques, brincadeiras e críticas inteligentes.
    Quanto a este post, impressionante o resultado da pesquisa e sua observação perspicaz quanto às orgaizações representadas pelos primeiros colacados(Lula, Boner e Pe. Marcelo).
    Fruto de algumas leituras que faço no cotidiano, discuto com frequência sobre Política, Jornalismo e Religião. Não são poucos os momentos de frustração nestas áreas, mas estou aprendendo a ser mais crítico e não criar expectativas sobre as mesmas, do ponto de vista estrutural.
    Iniciei 2010 com o firme propósito de transitar nestas e outras áreas da vida, escorado numa íntima comunhão com Jesus de Nazaré e motivado em priorizar meus relacionamentos(familiares, amigos, "desafetos"...), numa perspectiva humanitária, amorosa, diria Jesus.
    Bjo grande e muito sucesso pra vc.
    Carlão

    ResponderExcluir
  4. Ronaldo, valeu a força! Bjao
    Carlão, obrigado, cara... bjao p vc tb.
    Carlota... to honrado por saber q vc gostou. Super beijo

    ResponderExcluir