quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Apagaram a árvore de natal...


Hoje à noite, enquanto eu dirigia pela avenida 23 de Maio fiquei procurando a Árvore do Ibirapuera mas... não a encontrei. Já estava apagada. Poxa, que triste! Acabou o natal! É dia 6 de janeiro, dia de desmontar a árvore e desligar as luzes natalinas que brilharam desde o início de dezembro.

Fiquei a pensar, ora pois... Será que não daria pra prorrogar um pouco mais a Árvore do Ibira? Tava tão bonita! Eu também queria prorrogar as lâmpadas dispostas na minha janela que, quando acesas, à noite, enchem a sala de um ar natalino, de uma alegria pueril. E a árvore, então! Não a do Ibirapuera, que é enorme, mas a minha, que é minúscula, mas cheia de luzes que piscam em diversas combinações aleatórias banhando a sala de surpresas coloridas de encher os olhos. Eu gosto do natal! Além do significado religioso e espiritual, o natal me remete à inocência infantil. Por um pouco de tempo, volto à meninice, ao tempo em que os problemas não existiam, em que tudo era mágico e encantado. A atmosfera, o sabor, o clima de natal me faz bem. Mas, tudo isso acabou. Apagaram a árvore do Ibirapuera. E logo terei de apagar a minha. Porém, ao chegar em casa rebelei-me. E contra todas as convenções, acendi as luzinhas da janela. E acabo de ligar as luzes da árvore de natal. Oras bolas, não quero que o natal termine.

Peraí, isso já está parecendo birra de criança mal-criada. “O natal acabou, menino! Desliga essa árvore!”, poderia ouvir alguém dizer. Mas não ouço, a não ser dentro de mim mesmo, de onde vem a constatação: por quanto tempo resistirei? Por quanto tempo manterei enfeites anacrônicos descompassados com o momento?

Fui, então, conversar com o Dr. Google! Ah, esse cara é sabido! Ele tem resposta pra tudo. Com ele obtive informações interessantes acerca do dia de hoje (que para você que lê talvez seja amanhã, ou depois de amanhã, não importa... mas eu escrevo hoje! Meu dia 6 só vai terminar quando eu for dormir, ainda que já seja, oficialmente 7!). O dia de Reis é uma data cada vez menos comemorada no Brasil, exceto no interior e em vários pontos do Nordeste, que mantêm vivas as tradições recebidas dos europeus e adaptadas à cultura local. Lá se comemora a visita dos magos ao recém-nascido Jesus. Segundo José Roberto Develar, da PUC-Rio, a tradição diz que um dos magos era negro (africano), o outro branco (europeu) e o terceiro (assírio ou persa), representando, assim, toda a humanidade conhecida na época, que vinha celebrar o nascimento de Jesus como o Deus que não era exclusivo de um único povo, mas o Deus que veio unir todos os povos, sem distinção. Dessa forma, o Dia de Reis nos remete à realidade de um Deus que se deixa adorar por quem quiser se aproximar, pois ele mesmo, ao nascer, já estava dando um passo significativo na aproximação com toda a humanidade.

Na maioria dos países da Europa, o Dia de Reis chega a ser até mais celebrado que o próprio Natal. Lá é no dia 06 que as pessoas trocam presentes, em alusão aos presentes que os magos ofereceram a Jesus.

Agora estou contente. Ah, sim! Claro! Porque o dia 6, Dia de Reis, não significa o fim do natal, mas a sua continuidade na vida. Saem as árvores, apagam-se as luzes, guardam-se as guirlandas e enfeites, mas a realidade de um Deus que ama a todos sem qualquer distinção permanece. Sua presença no mundo permanece. Não são mais necessárias as luzes das celebrações natalinas. Não. O natal agora pode ser celebrado na vida, no cotidiano, quando mantemos o espírito vivo e conectado ao Deus que veio, que vem e que está perto sempre e em todo lugar.

Que a fraternidade típica do natal, a magia de criança, e a coragem de buscar o Rei recém-nascido expressa pela atitude dos magos que buscam a Jesus para adorá-lo e presenteá-lo, permaneça viva e colorida em nossas atitudes, olhares e intenções em cada um dos dias que se somarão a este por todo o ano. E mesmo com as luzes que enfeitavam casas e ruas apagadas, deixemos que a luz da Vida brilhe intensamente em nosso ser!

Agora já posso desligar as luzes e guardar minha árvore!

Escrito por: Wanderley Mattos Jr.

4 comentários:

  1. Oi Wan! Adorei seu lado escritor... Mto gostoso ler seus textos,viu? Vou passar por aqui com frequência p/ me "alimentar". Bjo e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Ricardo Lago Oliveira11 de janeiro de 2010 às 09:47

    Olá Wanderley, visitei e gostei, parabéns! E bom ano novo!

    ResponderExcluir
  3. alem de que dia 6 é o niver do teu amigo .....viu que dia importante...rssss

    ResponderExcluir
  4. kakakaaka.. é verdade... E dia 10 de Fevereiro é o MEU!!!!!! Já estou recebendo os parabéns virtuais!!!!!

    ResponderExcluir